AMOSTRAGEM

1ª campanha em Santo Antão - junho 2022

A líder do projeto passou duas semanas a selecionar possíveis locais para amostragem e a contactar pescadores locais para futuras colaborações.

Paralelamente, membros da equipa do CIIMAR investigavam as algas bentónicas da costa rochosa intertidal de Santo Antão. Nesta campanha monitorizaram sete locais da ilha, de Norte a Sul.

Fotografias : CIIMAR

Fotografias : Teresa Amaro

2ª campanha em Santo Antão - novembro/dezembro 2022

A segunda campanha focou-se principalmente em recolher dados de base.

Durante as duas primeiras semanas de Novembro a Universidade de Aveiro/CESAM - Centro de Estudos do Ambiente e do Mare o CIIMAR, em colaboração com a Biosfera Cabo Verde, Universidade Técnica do Atlântico - UTA, o Green Turtle Diving Center - Cabo Verde e os pecadores de Porto Novo, Janela e Tarrafal, focaram-se em caracterizar as comunidades bentónicas até profundidade de 20 m e a sua relação com as características ambientais em algumas áreas alvo de Santo Antão.

Fotografias : Alberto Queiruga

Na última semana de novembro, os parceiros do GEOMAR, CSIC, Universidade de Aveiro/CESAM - Centro de Estudos do Ambiente e do Mar em colaboração com a Universidade de Milão -Bicocca, OSCM e a Guarda Costal de Cabo Verde começaram a mapear o fundo do mar ao redor de Santo Antão.

A finalizar, os parceiros do GEOMAR e da Universidade de Aveiro/CESAM - Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, em colaboração com um pescador local de Porto Novo, colocaram cameras de time-lapse em diferentes localizações e profundidades.

3ª campanha em Santo Antão - abril/maio 2023

Caracterização dos diferentes habitats do Tarrafal e de Monte Trigo.

Durante os meses de abril e maio, o GEOMAR, CSIC e a Universidade de Aveiro/CESAM - Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, em colaboração com os pescadores de Porto Novo e Tarrafalk concentraram-se na caracterização dos diferentes habitats do Tarrafal e de Monte Trigo em profundidades abaixo dos 20 m.

A UAc e a Universidade de Aveiro/CESAM - Centro de Estudos do Ambiente e do Mar participaram também na caracterização dos parâmetros oceanográficos na coluna de água, validando os dados de satélite anteriormente recolhidos ao redor da ilha de Santo Antão.

4ª campanha em Santo Antão - junho/julho 2023

Caracterização dos diferentes habitats da Cruzinha e também dos habitats com profundidade superior a 20m em toda a ilha.

Durante o mês de junho de 2023, a Universidade de Aveiro/CESAM - Centro de Estudos do Ambiente e do Mar em colaboração com a BIOSFERA Cabo Verde e o Projeto Biodiversidade e os pescadores da Cruzinha, concentraram-se na caracterização das comunidades bentónicas e na sua relação com as características ambientais na zona Noroeste e Sudeste de Santo Antão.

Durante o mês de julho, a Underwater Experience e a Universidade de Aveiro/CESAM - Centro de Estudos do Ambiente e do Mar em colaboração com pescadores da Cruzinha, Porto Novo e Tarrafal, concentraram-se na caracterização dos diferentes habitats em torno de Santo Antão a profundidades superiores a 20 m.

Encontramos tipos de habitats completamente diferentes, como florestas de coral negro e campos de gorgónias, como podem ver pelas fotos e vídeos abaixo:

5ª campanha em Santo Antão - outubro/dezembro 2023

De outubro a dezembro de 2023, o projeto COAST Cabo Verde continuou a trabalhar em diferentes locais da Ilha de Santo Antão, com o WP1, WP2 e WP3. Uma vez mais, as amostragens realizados só aconteceram devido a colaboração com os pescadores locais.

A equipa do WP3 compossta pela Facultat de Biologia UB, IRBio, CIIMAR / Laboratório Associado CIMAR, Universidade de Aveiro/CESAM - Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, fez a sua primeira campanha em Santo Antão e trabalhou na primeira avaliação da biodiversidade dos corais, começando a implementar protocolos piloto de restauração em alguns locais da ilha. Foi também observado que o branqueamento de Milllepora está a ocorrer juntamente com a mortalidade de Tubastrea a diversas profundidades.

Durante as primeiras três semanas de novembro de 2023, o WP2 fez a sua primeira campanha. A UBO - Université de Bretagne Occidentale, a Universidade de Aveiro/CESAM - Centro de Estudos do Ambiente e do Mar e Underwater Experience começaram a investigar o funcionamento dos ecossistemas dos habitats costeiros de Santo Antão.

Durante a última semana de Novembro e a primeira de Dezembro - no âmbito do WP1 e WP2 -, Frederic Swierczynski, Bruno Gaidan (Underwater Experience) e Teresa Amaro (Universidade de Aveiro/CESAM - Centro de Estudos do Ambiente e do Mar) continuaram a caracterizar a biodiversidade bentónica e pelágica em áreas alvo e em profundidades superiores a 30 m.